Mapas e Cartografia

Sites interessantes sobre mapas e cartografia

http://www.guiageo.com/ - Guia Geografico - Mapas do Brasil e do Mundo (mapas gerais a pequena escala e imagens satélite)
http://memory.loc.gov/ammem/gmdhtml/gmdhome.html - Map collections site da Biblioteca do Congresso do EUA. Alguma coisa do Brasil.
http://mapcenter.cgpsmapper.com/ - Mapas para os GPS Garmin, organizados por países e regiões. Muito bom!
http://garminmapsearch.com/?l=pt - Permite procurar, através de um mapa do mundo, mapas (grátis!) para GPS Garmin, para qualquer ponto do mundo. Muito útil!
http://www.gpstm.com/maps.php?lang=port - Mapas para TrackMaker (GTM). O Formato "gz" pode ser aberto diretamente no GPS TrackMaker
http://www.lib.utexas.edu/maps/imw/ - Folhas da Carta Internacional do Mundo (International Map of the World). Cartas antigas, mas interessantes. Imagens em alta resolução e de boa qualidade.
http://www.lib.berkeley.edu/EART/ - Earth Sciences & Map Library da Universidade da Califórnia - Berkeley
http://www.lib.berkeley.edu/EART/topo.html - Séries de mapas topográficos de vários países do mundo, alguns em grande escala, parte disponível para download.
http://www.maproom.psu.edu/dcw/ - Carta digital do mundo (DCW - Digital Chart of the World) - é possível definir o mapa que queremos e fazer o download em formato arcinfo.
http://visibleearth.nasa.gov/ - Imagens de satélite da Nasa. Tem centenas de imagens do Brasil.
http://www.princeton.edu/~geolib/gis/ - Digital Map and Geospatial Information Center of Geosciences and Map Library - Princeton University.
Os mapas digitais acima são pesquisáveis aqui: http://gisserver.princeton.edu
http://www.lib.utexas.edu/maps/ - Perry-Castañeda Library - Map Colletion
http://terraserver.com/ - Imagens de satélite.
https://zulu.ssc.nasa.gov/mrsid/ - Imagens de satélite, bastante detalhadas, de todo o mundo. Formato Mr.Sid. Site da Nasa.
http://geography.about.com/library/maps/blindex.htm - Mapas simples, links e informação sobre todos(?) os países do mundo.
http://www.sitesatlas.com/index.htm - Uma verdadeira mina!
http://webgis.wr.usgs.gov/globalgis/ -“The USGS Global GIS database contains a wealth of USGS and other public domain data, including global coverages of elevation, landcover, seismicity, and resources of minerals and energy at a nominal scale of 1:1 million. The GIS, which will run on the included Environmental Systems Research Institute's (ESRI) ArcView Data Publisher software, will be produced both by region on seven CD-ROM’s and on a single DVD” - Embora não seja gratuito, este produto é vendido relativamente barato ($149 o DVD com tudo, cerca de $30 por cada um dos 7 CD’s) e é o único (??) com cobertura global a uma escala, apesar de tudo, razoável (1:1.000.000). Não sei até que ponto é possível usar/converter/importar esta informação para o Ozi, Fugawi e outras aplicações.
http://unosat.web.cern.ch/unosat/asp/ - UNOSAT is a United Nations initiative to provide the humanitarian community with access to satellite imagery and Geographic Information System (GIS) services. Este site das Nações Unidas é uma excelente fonte de material cartográfico, imagens de satélite, etc As informações vão sendo colocadas ao ritmo que as catástrofes acontecem. Vale a pena visitá-lo de vez em quando.
http://www.humanitarianinfo.org/ - Semelhante ao anterior.
http://www.cde.unibe.ch/Tools/GIS_Ts.asp - Esta pagina da Universidade de Berna destina-se a apoiar as organizações humanitarias referidas acima. Tem muito mapas.
http://sunsite3.berkeley.edu/Collections/ - Coleção de imagens digitais
http://www.travelbygps.com/ - Mapas, tracks e waypoints para os receptores GPS Garmim, para os Estados Unidos (a maior parte) e para outras zonas do mundo.
http://www.gpsmaps.de/ - Mapas topográficos em formato Garmin, construídos a partir da informação SRTM - Não é gratuito!
http://www.elsinga.net/map_spain_islascanarias.html - Mapas para GPS Garmin das Canárias, Madeira, Roménia (região de Elderly) e Grécia
http://eusoils.jrc.ec.europa.eu/ - Trata-se do European Digital Archive on Soil Maps of the World.
A grande maioria são mapas temáticos, mas há topográficos também e mesmo alguns dos temáticos são utilizáveis por um viajante necessitado em regiões onde a informação cartográfica não abunda. Contém algumas verdadeiras preciosidades embora seja preciso vasculhar entre milhares de coisas sem interesse.
http://poehali.org/maps - Mapas russos às escalas 1:1.000.000, 1:500.000, 1:200.000, 1:100.000 e 1:50.000 para todo o mundo embora as coberturas sejam muito incompletas em algumas áreas e, sobretudo, às escalas maiores. Mudar o idioma do site para inglês antes de qualquer coisa!
_____________________________________________________________

Mapas da América do sul
Mapas para os GPS Garmin, para o sul da América do Sul (Cone sul)
http://www.proyectomapear.com.ar/ Cartografia vectorial formato Garmin para Argentina
http://www.portalgps.com.br/ Mapas do Brasil para várias utilizações e em diversos formatos, software para mapas, manuais de receptores de GPS em português, etc.
http://www.cdbrasil.cnpm.embrapa.br/ Imagens de satélite (Landsat 7) para todo o Brasil ajustadas à malha das cartas das séries nacionais brasileiras e georreferenciadas.
http://www.gpsve.net/ Proyecto mapas de Venezuela en GPS - Mapa da Venezuela para GPS Garmin
_____________________________________________________________

Mapas da América do Norte - Canadá
“International Map of the World, Canadian Sector, 1956 to 1987”
Mapas de todo o Canadá à escala 1:1.000.000, formatos JPG ou PDF, podendo fazer-se o download. Links para outras páginas, nomeadamente as 5 edições do atlas nacional do Canadá de cujos mapas é possível fazer o download nos formatos referidos.
http://maps.gov.bc.ca/ Site do Ministry of Sustainable Resource Management da British Columbia - Canada. Links para outros estados do Canadá.
_____________________________________________________________

Estados Unidos
http://edc.usgs.gov/geodata/ USGS Geographic Data Download page.
http://home.pacbell.net/lgalvin/drgnotes.htm Site com links para páginas onde se pode fazer o download de mapas detalhados de todos os EUA, com notas sobre a meta-informação de cada série de mapas e dicas para a transformação e importação para o OZI.
http://tahoe.usgs.gov/ Mapas, ortofotos, imagens, modelos digitais do terreno, etc. etc de Lake Tahoe, EUA
http://www.travelbygps.com/ Mapas, tracks e waypoints para os receptores GPS Garmim, para os Estados Unidos (a maior parte) e para outras zonas do mundo.
http://www.lib.utexas.edu/maps/topo/250k/index.html#Z Todos os USA à escala 1:250000 (sem ficheiros de georreferenciação)
Por Estado:
_____________________________________________________________

Mapas da América Central
http://www.eol.ucar.edu/projects/name/s ... x_map.html Mapas do México´à escala 1:250000
http://rwsmaps.griffel.se/ Caribbean Map Project: Mapas do Caribe, para GPS Garmin
_____________________________________________________________

Mapas da Ásia
http://star.vietnam.ttu.edu/starweb/vva ... a/maps.web Mapas do sudeste asiatico: vietname, china, cambodja, malasya, ...
http://www.lib.utexas.edu/maps/ams/india/ o sub-continente indiano (Índia e Paquistão) nos mapas 1:250000 do US Army Map Service, da segunda metade do Século XX - um pouco (pouco!?) mais actualizados que os mapas de "Sua Magestade" para a Jóia da Coroa.
http://www.lib.utexas.edu/maps/ams/manchuria/ os mapas 1:250000 do US Army Map Service, finalmente liberados para o domínio público.
http://www.peterloud.co.uk/indonesia/indonesia.html Mapas da Indonesia e não só ... Também belíssimas fotos, entre elas as de velhas BSA, interessantes!
_____________________________________________________________

Vietnam
http://www.taybacgroup.com.vn/ Forum sobre mapas da Ásia, China, vietname, ... com links para mapas
_____________________________________________________________

Iraque
Mapas na página da United Nations Assistance Mission for Iraque
_____________________________________________________________

Rússia
(Nota: Ao visitar alguns dos sites abaixo indicados convém fazê-lo com o computador protegido por um firewall! as tentativas de intrusão são constantes!)
http://polarural.narod.ru/ Site com acesso muito lento. Mas Vale a pena procurar com paciência porque tem muitos mapas.
http://www.ras.ru/map.html Já houve mapas por aqui, embora aparentemente tenham desaparecido! pode ser temporário.
http://topmap.narod.ru/ Sites com cartas da Rússia de 1:50000 a 1:1000000; lentíssimo!
http://skitalets.ru/maps/maps.htm Mapas e links para outros sites.
http://www.velotourism.ru/gps_map/ Mapas de várias zonas da Rússia, com os esquemas de ligação. Tem também mapas da austria (cópia de CD comprimidos com ARJ) em Alemão.
_____________________________________________________________

Mapas da Europa
http://kevf72.troja.mff.cuni.cz/mapy/rumunsko/ Mapas de várias zonas da Roménia
http://www.infoukes.com/ua-maps/ Ucrânia Ukrainian map server
http://www.elsinga.net/ Mapas, para os GPS Garmim, das Canárias (algumas ilhas), parte da Romenia, Ilha da Madeira e Grécia.
http://www.avventurosamente.it/md/cartoparchi.html Cartografia Topografica vettoriale dei Parchi Italiani per GPS Garmin
http://www.smc.org.uk/books/books_contour_maps.htm Mapas de curvas de nível (contour maps), da Escócia para os GPS Garmin
http://cigalsace.org/produits_cigal.htm Ortofotos de toda a Alsácia (França) de 1997/98 e de 2002, de excelente qualidade.
http://www.avijacijabezgranica.com/karte Mapas da Croácia da 1:500000 até à 1:25000 mais cartas náuticas.
_____________________________________________________________

Mapas de África
http://www.mi4x4.com/ Mapas de Marrocos, Tunisia e também alguns de Espanha, assim como rotas, tracks e waypoints
http://www.island-olaf.de/travel/marokko/gps.html Marrocos para GPS Garmin, e links para outros. Tunísia Grécia Islândia ...
http://tracks4africa.com/ Mapas para os GPS Garmin
AfricaTopo is a set of topographic GPS maps uploadable to Garmin GPS receivers. The set is compiled transparent so that it can be used in conjunction with other GPS maps (e.g. overlaid on road maps on the GPS).
http://gps.4x4travel.org/ Mapas da Tunisia
http://www.unimaps.com/ basicamente... África. Mapas simples.
http://www.voyages4x4.com/index.htm Informação sobre mapas, fotos de satélite em cor verdadeira, roadbooks, percursos, etc. Algumas coisas podem descarregar-se
The Chief Directorate of Surveys and Mapping (CD:S&M) is responsible for the official, definitive, national topographic mapping and control network system of South Africa.
The CD:S&M provides a range of maps, aerial photography, survey services and computer data products for government departments, commerce, planning, administrative, educational, management and leisure use. http://w3sli.wcape.gov.za/SURVEYS/SURVMAIN.HTM
Alguns produtos são gratuitos mas não descarregáveis na net.
Página do HIC - Humanitarian Information Centre for Libéria. Mapas JOG (Joint Operations Graphic) à escala 1:250.000, TPC, etc. da Libéria
http://www.simo.ru/map/sa/ Angola, russos, 1:200000
_____________________________________________________________

Mapas da Australia
Queensland
http://www.gpsaustralia.net/ (necessário registo que é grátis. O acesso aos mapas é através dos "forums")
_____________________________________________________________

Mapas da Nova Zelandia
http://ortho.linz.govt.nz/ Imagens, mapas e ficheiros de calibração no OZI
_____________________________________________________________

Mapas náuticos
_____________________________________________________________

Directórios de sites com mapas
Esta é a melhor base de dados sobre localização de mapas que alguma vez vi!
http://oddens.geog.uu.nl/index.html (fascinante para os aficionados dos mapas!)
http://zoumine.free.fr/tt/liens/liensge ... tml#cartes (desertos)
http://www.cgrer.uiowa.edu/servers/serv ... ences.html (exaustivo??)
http://www.uco.es/~bb1rofra/mapas.html (Particularmente interessante para Espanha!)
http://cartotheque.uqac.ca/cana_car.htm (Directório de sites com Cartas do Canadá )
“maps, map sites, road maps, roadmaps, cartography, city maps, world map”
Contém algumas preciosidades!
_____________________________________________________________

Sites de mapas iteractivos, route planners, etc.
http://earth.google.com/  - Uma visão da terra desde o espaço até à árvore do nosso quintal. Melhor a cada dia.
http://www.dewoonomgeving.nl/index.cfm (Holanda - permite ver mapas recentes e antigos)
http://siglittoral.3ct.com/cete_orthobase/default.asp Ortofotos de todo o litoral atlântico da França. De má qualidade.
"Directory of cities and Towns of the world" com mapas, fotos satelite, coordenadas, etc.
_____________________________________________________________

Sites onde se podem comprar mapas digitais
http://www.swisstopo.ch/en/products/dig ... edia/index - Mapas da Suíça
_____________________________________________________________

Softwares de Navegação
http://www.compegps.com/ provavelmente o melhor software de navegação hoje disponível
Touratech Quo Vadis - Gps software & maps
Interessante este software. Tem a grande vantagem de poder usar os mapas do Ozi - tem um utilitario que os converte para o formato proprio, com a extensão ogf2, e usa os ficheiros de georreferenciação (calibração) do ozi sem qualquer alteração a não ser a extensão do ficheiro de imagem.
_____________________________________________________________

Outro software para mapas
http://www.keenpeople.com/index.php?opt ... tcat&cat=2 Referências e links para um conjunto de ferramentas de software para mapas
http://www.gpss.co.uk/autorout.htm (Programa que permite(?) extrair mapas do Autoroute)
“Global Mapper is more than just a viewer capable of displaying the most popular raster, elevation, and vector datasets. It converts, edits, prints, and allows you to utilize GIS functionality on your datasets in one low cost and easy to use software package”
http://www.jdmcox.com/ (software para trabalhar imagens)
Links de “Public Domain Software for Use with USGS Geographic Data”
“dlgv32 Pro is a limited-feature version of commercial software called Global Mapper which was created from the original dlgv32 source code. The USGS has obtained from Global Mapper a license to freely distribute this limited-feature version.”
"This utility will allow you transform your Google Earth KML files into GPX files." Now you can go both ways, GPX -> Google Earth -> GPX.
All Topo Maps by iGage - USGS 1:24000, 1:100000, 1:250,000 maps on CDROM. Garmin, Magellan, LSI support
ArcExplorer - "ArcExplorer is a lightweight GIS data viewer... freely available software... perform basic GIS functions...an excellent vehicle for publishing your data"
"Driving down the road, climbing up the hill, looking for that new vacation spot - use DeLorme detailed digital and paper maps to get you there!"
Integrated Terra server Aerials and Topos. Import, calibrate scanned maps. Add, share personal symbology. Transfer to GPS. Fully GPX compliant.
"Garmin / Lowrance / Eagle GPS Interface Software for the PC"
The Windows PC shareware program for Garmin and Magellan. “Gartrip is a PC program for use with a Garmin or Magellan GPS receiver. The program works on Windows95 and all newer Windows versions for PC. GARtrip is shareware. You download it for free and you may test it for any unlimited time. The download version is fully operating with all functions, but it saves only 30 waypoints, and one route, and 500 track points on disk.”
Adds your custom maps (IMG & TDB) as a new Mapsource title
GPS Utility
Garmin MapSource Geographic data and software in CDrom format from Garmin
GpsDaemon - Software for download vector maps from your Garmin throuth COM or USB (!!!) port
HUNT'N'MAP - TOPOGRAPHICAL GPS
Hugo - Moving Map Software for Linux Operating Systems
MapEdit - MapSource-IMG-Editor
MapMan - Graphical front end for cGPSMapper. Create and upload Garmin maps. Basic application is freeware.
MapTech - Maps, Charts, and GPS Navigation Software
Mapdecode - MapSource IMG Viewer / Ozi-Export/Import
Mapopolis - View maps and generate driving directions on your handheld.
Mapwel - Software for creation and upload of your own GPS maps
MobiTrack - BlueTooth GPS to a BlueTooth cell phone.
NIMA 2 GPS - NIMA data viewer.
NavPak & MapSetup - GPS navigation software, scan own, pc & pocket
PC Software from the NGS - download free geodetic software developed by NGS - coordinate conversion, data manipulation utilities, etc.
PosAid.exe: Convert Loran to GPS - Utility to Convert Loran T1/T2 to Latitude/Longitude
Sendmap Windows GUI - A windows GUI(graphical user interface) for sendmap
Topo! - National Geographics continued development of the product origionally produced by Wildflower Productions
TopoFusion - TopoFusion quickly displays Terraserver maps and creates trail networks from GPS tracks.
TopoGrafix - "Power Tools for your GPS" EasyGPS, PanTerra, and ExpertGPS
Waypoint+ - "Interfaces a Garmin GPS to a Win95/NT PC"
Wissenbach Map - Windows Program supports GPX format, Garmin eTrex, and USGS DRGs
cGPSmapper - cGPSmapper utility for creating Garmin compatilbe maps (IMG files)
"add-ons" para o Oziexplorer
_____________________________________________________________

Outros sites
http://www.igeoe.pt/ (site do Instituto Geográfico do Exército – ex-SCE – Serviços Cartográficos do Exército)
“O Instituto Geográfico do Exército (IGeoE) sucedeu, a partir de 1 de Julho de 1993, ao Serviço Cartográfico do Exército (SCE) - com base no despacho 72/MDN/93, de 30 de Junho - tornando-se, assim, o herdeiro natural do espólio e das tradições cartográficas militares portuguesas. O IGeoE passou, portanto, a ser o órgão responsável pela cartografia do Exército com dependência hierárquica e funcional atribuída ao Comando da Logística
Pode-se fazer o donwload da Carta Militar Itinerária de Portugal, escala 1/500 000, em vários formatos, além dos esquemas de ligação das várias séries cartográficas.
http://www.igm.gov.ec/ (INSTITUTO GEOGRAFICO MILITAR del Ecuador)
Servidor de nomes geográficos para todos (?) os países do mundo.
Página da American Society for Photogrammetry & Remote Sensing.
“CARTOGRAPHIC LINKS FOR BOTANISTS”
GPXchange is a central database for sharing location-based information contained within GPX (GPS eXchange format) files. Registered users can create or upload files for private use, or make them publicly available for download or viewing by anyone with internet access.
Waypoints (Lat-Long) de locais de todo o mundo - cidades, aeroportos, ...
com mapas simples e informação climática. Muito útil para calibrar mapas de pequenas escalas, quando não há outra informação mais fiável.
Dados geográficos e geodésicos, modelos digitais de terrenos, informação sobre os GPS Magellan, ...
_______________________________________________

Percursos / Tracks /waypoints
Relatos de viagens por África e América do Sul, bem documentados com todos os tracks e wps. Está actualmente a viajar por África de sul para norte pela Westroute.
_____________________________________________________________

Yahoo groups sobre mapas
____________________________________________________________

Abraços,
Vinicius

Nenhum comentário:

Postar um comentário